quinta-feira, 5 de abril de 2012

CORREGEDORIA



A CORREGEDORIA  é um órgão do TRIBUNAL ECLESIÁSTICO DE JUSTIÇA DE PAZ, sob CNPJ 14.353.977/0001-05,  descrita como uma associação privada, como atividade auxiliar da justiça, que tem o seu papel institucional voltado à atuar incisiva e regularmente, junto ao interesse público, institucional e comum, para que haja uma melhor fiscalização, controle e transparência da justiça eclesiástica de paz, especialmente voltada à atividade correicional e ao bom desempenho da atividade judiciária do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PAZ ECLESIÁSTICA, seus órgãos, magistrados  e auxiliares, visando sobretudo no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual da justiça de paz eclesiástica, de seus órgãos, magistrados e funcionários que atuam na área, sejam em conjunto ou isoladamente, com a finalidade de prever, prevenir, cooperar e auxiliar, mediante ações de planejamento, a coordenação, o controle administrativo e o aperfeiçoamento  do serviço público na prestação da Justiça eclesiástica. em busca da maior efetividade da prestação junto ao cidadão, preocupando-se na boa e completa execução dos serviços judiciários auxiliares, bem como dos serviços notariais e de registro público, com especial observância dos princípios insculpidos no art. 37 da Constituição da República:   legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

Juiz Julio Teixeira
CORREGEDOR GERAL
      JUIZ DE PAZ ECLESIÁSTICO              
                                                                                                                                              



ATRIBUIÇÕES DA CORREGEDORIA

Todas as suas atribuições estão definidas no Estatuto e Regimento Interno do Tribunal. São elas:

* receber as reclamações e denúncias de qualquer interessado, relativas aos magistrados e aos serviços judiciários auxiliares, serventias, órgãos prestadores de serviços notariais e de registro nos cartórios eclesiásticos;

* determinar o processamento das reclamações;

* realizar sindicâncias, inspeções e correições, quando houver fatos graves ou relevantes que as justifiquem;

* requisitar magistrados, servidores, auxiliares, e cooperadores, delegando-lhes atribuições;

* elaborar e apresentar relatórios referentes ao conteúdo próprio de suas atividades de correição, inspeção e sindicância;

* designar, dentre os magistrados requisitados, juízes auxiliares da Corregedoria do Conselho, com competência delegada, nomeando-os como juízes-corregedores;

* expedir instruções, provimentos e outros atos normativos para o funcionamento dos serviços da Corregedoria;

* sugerir ao Plenário do Tribunal a expedição de recomendações e atos regulamentares que assegurem a autonomia do Justiça Eclesiástica e de Paz e o cumprimento do Estatuto do Tribunal Eclesiástico;

* executar e fazer executar as ordens e deliberações do Tribunal de Justiça Eclesiástica e de Paz, relativas a matéria de sua competência;

* dirigir-se, relativamente às matérias de sua competência, às autoridades judiciárias e administrativas e a órgãos ou entidades, assinando a respectiva correspondência;

* promover reuniões e sugerir, ao Presidente, a criação de mecanismos e meios para a coleta de dados necessários ao bom desempenho das atividades da Corregedoria;

* manter contato direto com as demais Corregedorias do Poder Judiciário; reportando-se inclusive ao CNJ-CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA;

* promover reuniões periódicas para estudo, acompanhamento e sugestões com os magistrados envolvidos na atividade correcional;

* delegar atribuições sobre questões específicas aos demais Juízes Membros do Tribunal e aos Juízes Corregedores.

Juiz Julio Teixeira
CORREGEDOR-GERAL
JUIZ DE PAZ ECLESIÁSTICO 

EMAIL CONTATO:    julioteixeira.corregedorgeral@gmail.com

3 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus , Como Pastor tenho visto muitas agremiações , associações, igreja, projetos evangélicos, de porta fechada, creio que não e o caso deste tribunal, a Palavra de Deus condena a Acepção de Pessoas, em contato com outros que igual a mim pedirão informações como se filiar a este órgão que creio que e de responsabilidade, até o momento não da resposta. deixando pessoas a ver navios. poderei me retratar . mais até o momento não me faz ter outro pensamento, acho eu uma falta de respeito, se e que os seus diretores responsável tento ter respeito na comunidade evangélica brasileira. estou desde 21 de outubro de 2014 as 11:47 . e irmão desde maio de 2014 sem resposta. fica na Paz. meu email.pastorosmarcunha@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. boa noite a paz do senhor,gostaria de pedir um esclreçimento se possivel for,,,eu fui conidada a ser juiz de paz eclesiastico por um pastor de ao jose campos sao paulo.me mandou as apostilhas estudei mandei de volta diss que fui bem nas provas mandei meus documentos todos fotos e uma pequena taxa 70 reais,final me devolveu nao deu esplicaçao alguma estou muito triste desçepiçionadaera o meu sonho.eu ja ministro casamentos em igrejas sem contar sonho e promessas que tenho,eu sei que nao mereço isto mas sirvo ao senhor com idonidade amo este deus maravilhos,nao deixarei jamaisele me de forças,,,,mas como sei que um tarbalho serio queria so uma ajuda esplicaçao.maa parabens por este trabalho lindo de voçes deus abençoe amem

    ResponderExcluir
  3. obrigado ,,se eu tiver uma pequena chançhe gostaria de tentar de novo,

    ResponderExcluir